Uncategorized

Os problemas na FDAP

Hoje, ao meio-dia, está sendo realizada a Assembléia Geral Extraordinária da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná – FDAP, promovida por 1/5 de seus filiados, mesmo com a negativa através de uma nota oficial da presidência da FDAP.

Ontem, dia 23, foi divulgada uma retificação do edital original de convocação da Assembléia Geral Eletiva, marcada para dia 24 de março, após a eleição da CBDA:

Basicamente a FDAP corrige a exigência de divulgar a lista de filiados junto com o Edital.

No dia 23 de fevereiro também, Fernando Amaral, representante legal da Escola de Natação Amaral, filiado à FDAP e um dos fomentadores de atletas no estado – Henrique Rodrigues, atleta olímpico e campeão pan-americano começou a nadar lá – escreveu uma mensagem endereçada a todos os filiados justificando a importância de fazer valer a vontade – legal – dos filiados:

Boa tarde !

Envio em anexo Nota aos Filiados da FDAP, assinado pelas respectivas entidades componentes da FDAP.
O por quê disto tudo ? Bom, creio que todos sabemos. Infelizmente a nossa FDAP, que deveria ser a entidade que nos representa, há mais de uma década vem sendo gerida com interesses pessoais e não coletivos.
É por isto algumas Federações e a própria CBDA estão na atual situação. Triste ver a natação brasileira na atual situação. Mas nada é por acaso, isto é decorrente da maneira como o esporte é gerido, com pouca transparência e pouco profissionalismo. Sempre ouvimos que é difícil, que falta dinheiro, que ninguém quer assumir esta função, e todo o blábláblá que deixa o esporte, nadadores, familiares, técnicos e equipes reféns do jogo de interesse dos “cartolas” que só vislumbram na obstinada saga de poder e rendimentos. 

Basta lermos as Atas de pelo menos às últimas 4 eleições na FDAP e veremos que há mais de 10 anos se prometem as mesmas coisas, e nada na prática é feito….Isto sem contar todas as manobras que foram feitas quando surgia uma opção de assumir uma nova presidência. Precisamos construir uma nova natação, com novas pessoas, nova gestão ! Não dá mais, já passamos da hora !
E ainda o mais lamentável….ver uma aprovação de Estatuto de forma errada, sem seguir os ritos legais previstos, e sob a alegação de falta de caixa para fazer o seu registro…. Há mais de 10 anos se fala em reformar o Estatuto….será que faltou tempo ? Ou faltou competência e vontade ? Não podemos levar as coisas dessa forma…é lastimável e vergonhoso.

Mais vergonhoso é ver a FDAP apoiar a situação da CBDA….e isto, não por achar que seria a melhor proposta, mas por ter interesses pessoais, em adquirir vantagens pessoais, trocando o futuro da natação brasileira em prol de cargos prometidos. Algo não diferente do que vemos nos partidos políticos….

Reflitam….a hora de mudar chegou !
Ou mudamos, ou continuamos na mesma mediocridade…
Presidência nenhuma está acima da vontade de seus filiados !

Que as entidades da nossa querida FDAP não sejam oprimidas, nem ignoradas !
#MudaCBDA #MudaFDAP
Amanhã a Assembléia Extraordinária está mantida como prevê o Estatuto da FDAP. 
Todos são bem-vindos !

Att,
Fernando Amaral

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like