Uncategorized

Votação do Conselho Técnico Nacional de Atletas pode ser fraudada

Alguém sabe quem são os 3 mais votados de cada modalidade, resultado da 1a. etapa da “eleição de mentirinha” dos atletas representantes para o “Conselho Técnico Nacional de Atletas”? A votação começou dia 2 de março e termina dia 9 de março segundo o próprio site da CBDA:

Parece estar restrito apenas aos atletas.

Mas não.

Estes são os atletas mais votados na 1a. fase:

Além de servir de engodo jurídico para fazer valer a Lei Pelé, rejeitado em 1a. instância em decisão divulgada nesta sexta-feira dia 3 de março, a votação que acontece no site da CBDA não é segura, além de não ser transparente.

Com relação à transparência é que não há nenhum indicativo ou notícia justificando os 3 nomes mais votados de cada modalidade, ou pior ainda para o nado sincronizado, onde apenas duas atletas aparecem na lista.

Recebemos a seguinte informação que mostra quantitativamente quantos atletas votaram para a modalidade de natação, mas não podemos comprovar porque justamente falta transparência nesta “eleição de mentirinha”, mostrando sempre apenas o percentual:

Quanto à segurança, é exigido para votar o número de registro do atleta na CBDA e a data de nascimento completa.

Suponha que você tenha os dados do próprio vice-campeão olímpico Thiago Pereira, presidente da Comissão Nacional de Atletas da CBDA e extremamente prejudicado com um imbróglio administrativo prepotente da CBDA que insistiu em não seguir a lei, ou ainda de César Cielo, Bruno Fratus, Marcelo Chierighini, Matheus Santana, Joanna Maranhão, Daiene Dias, Kaio Márcio Almeida, Larissa Oliveira, Etiene Medeiros e de toda a delegação olímpica.

E isso é possível. Porque o próprio site da CBDA permite consultar todos os atletas citados e outros dentro os mais de 8 mil atletas registrados e ativos na temporada 2016, inclusive mostrando os dois dados exigidos para a votação!

Primeiro conseguimos o número de registro de algum atleta nos links
http://www.cbda.org.br/cbda/natacao/atletas ou
http://www.cbda.org.br/cbda/poloaquatico/atletas ou
http://www.cbda.org.br/cbda/maratonas/atletas ou
http://www.cbda.org.br/cbda/saltoornamental/atletas ou
http://www.cbda.org.br/cbda/nadosincronizado/atletas

ou ainda é possível obter o número de registro em qualquer relatório de resultado publicado no próprio site da CBDA ou das Federações Aquáticas Estaduais:

Com o registro, clicamos no atleta e conseguimos obter a data de nascimento exposta:

E finalmente conseguimos acessar a votação no link http://www.cbda.org.br/cbda/site/eleicaoConselhoAtletas

Resumo: claramente é muito fácil votar em nome de outro atleta porque os dados exigidos estão expostos pela própria Confederação e por isso não garante que cada voto pertence realmente a cada atleta, já que como mostramos qualquer um poderá votar representando… qualquer um!

É IMPORTANTE DEIXAR MUITO CLARO QUE NÃO RECOMENDAMOS E NÃO INCENTIVAMOS QUE VOTEM EM NOME DE ALGUM ATLETA. Estamos expondo o funcionamento do sistema de votação que se demonstrou suscetível à votos que não pertencem exatamente ao atleta-eleitor.

Pode-se dizer que há um controle por IP (Internet Protocol, um endereço único de acesso à internet), mas não há como indicar fraude simplesmente acusando múltiplos votos partindo de um único IP, já que os atletas podem acessar uma rede compartilhada, como por exemplo dentro de um clube ou numa república.

Além disso, também não está claro nas regras de votação com relação ao IP, que é registrado sem consentimento do atleta votante. As únicas exigências são:

  1. Cadastro ATIVO na CBDA ou terem participado de alguma competição na temporada de 2016
  2. Maiores de 18 anos

“* Votos que não atenderem este critério serão desconsiderados.” é a observação que aparece no site de votação.

Conclusão: além de ser criada às pressas para atender unicamente para o propósito do imbróglio jurídico criado pela própria CBDA que não respeitou a Lei Pelé, a solução de “eleição direta” pelo site da própria entidade não dá garantia que são os próprios atletas que estão votando.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like