Uncategorized

O que é essa tal de Comissão Nacional de Atletas? E a UNAA?

Consta na Seção III do Estatuto da CBDA, logo abaixo das atribuições do Conselho Técnico Nacional, uma interessante menção aos atletas: a finalidade da Comissão Nacional de Atletas.

Alguém já ouviu falar dela?

Cyro Delgado foi representante como presidente dessa CNA durante a 19ª Reunião Ordinária do Ministério do Esporte, realizada em 5 de maio de 2009. Confira a ata da reunião: http://www.esporte.gov.br/arquivos/conselhoEsporte/reunioes/ataOrdinaria19.pdf

Mas esta Comissão é do Ministério, não da CBDA. A mesma coisa se aplica ao COB: lá também existe uma Comissão Nacional, que inclusive em 2009 tinha Cesar Cielo como representante.

Reproduzindo o que consta no Estatuto:

ARTIGO 58 – A Comissão Nacional de Atletas será integrada por atletas com a atribuição de sugerir, opinar e assessorar a Diretoria da CBDA nos assuntos de desportos aquáticos.

Parágrafo único – As normas e recomendações emanadas do Conselho Nacional de Atletas serão submetidas pelos Supervisores à apreciação da Diretoria, para o fim dos atos normativos.

ARTIGO 59 – A Comissão Nacional de Atletas será constituída por 08 membros, sendo 3 representantes da natação, 2 do polo aquático, 1 da natação sincronizada, e 1 dos saltos ornamentais, e 1 de águas abertas, designados pelo Presidente da CBDA.

ARTIGO 60 – A Comissão Nacional de Atletas terá a competência, organização e funcionamento estabelecidos com regulamento próprio, aprovado pela Diretoria.

ARTIGO 61 – A CBDA tem a União Nacional dos Atletas Aquáticos – UNAA como entidade que representa oficialmente os atletas dos desportos aquáticos no Brasil.

Você já ouviu falar dessa UNAA?

Na vastidão que o Google ou Yahoo podem buscar, simplesmente não há uma única menção a essa entidade, nem mesmo em boletins da CBDA, exceto pelo próprio Estatuto.

Há 27 anos atrás, em janeiro de 1985, ocorria um levante feito pelos próprios atletas, encabeçados por nomes como Ricardo Prado, Patrícia Amorim, Djan Madruga, Luis Francisco Carvalho e Jorge Fernandes, que faziam parte da União Nacional dos Nadadores. Era um protesto “cívico-desportivo” para pressionar os presidentes de Federação a votar no candidato da oposição, um tal de Coaracy Nunes. O presidente da época, Rubem Márcio Dinard de Araújo era o candidato da situação e era o filho do atual presidente da então Confederação Brasileira de Natação – CBN, Rubem Dinard.

Em 2008 você ouviu e leu sobre algo muito parecido, sobre um atleta medalhista olímpico criticando a estrutura da natação no Brasil.

Então, vejamos, 27 anos se passaram e o que temos?

Coaracy Nunes Filho: ainda presidente da CBDA. Rubem Márcio Dinard de Araújo: Coordenador de Arbitragem de Natação da CBDA. Djan Madruga: Diretor Executivo da CBDA, nomeado em 22 de outubro de 2012. Comissão Nacional de Atletas: inócua. União Nacional dos Atletas Aquáticos: inexistente.

1 Comment
  1. Aline Barros 8 anos ago
    Reply

    O sr Rubm Dinard nem aparece nas competições, Uma vergonha. Coaracy ganhou a eleição e comprou-o com um cargo na cbda. Vergonha, vergonha nacional. Todos são comprados!!!!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like