Uncategorized

A saga do Multinations 2017

Os critérios foram anunciados em 21 de novembro de 2016, a data-limite para nadadores confirmarem foi estipulada (30 de janeiro de 2017), mas até agora não se ouve falar de Multinations.

As tradicionais competições anuais que fazem parte do calendário da CBDA desde 1996 são umas das competições mais esperadas pelos atletas entre 14 e 18 anos. Ele é dividido em Junior (para mais velhos) e Youth (para mais jovens), e este ano as sedes são Praga, na República Tcheca, e Atenas, na Grécia. A data para ambas é 8 e 9 de abril.

Ano passado, a seleção estava convocada e divulgada em 21 de janeiro, com um adendo publicado no dia 2 de fevereiro acusando substituição de nomes, para uma competição marcada dias 2 e 3 de abril.

Para a seleção de 2017, no entanto, a incoerência: os nadadores tem que confirmar a convocação até 30 de janeiro, mas hoje, 21 de março, não há convocação.

Outro problema é relatado no próprio boletim: o Multinations será custeado pela Lei de Incentivo ao Esporte, via Bradesco. Mas para obedecer à Lei, é preciso realizar cotações prévias de preços, elaborar contratos e cumprir o prazo mínimo de 15 dias para recebimento de propostas quando é contratação de serviços.

Até o momento não há nenhuma cotação prévia de preço em andamento para adquirir passagens aéreas para as duas competições internacionais no site da CBDA. Se existir, ela não é pública. E já está errado.

Se estamos no dia 22 de março, faltam apenas 17 dias para o início da competição. Viajando com 2 dias de antecedência, sobrariam 15 dias. Como realizar cotação de preços com BONS preços, comprando passagens aéreas em cima da hora?

Nos bastidores, pais ligam à CBDA e a resposta varia entre que não há informação, que se deve aguardar a assembléia (???) e que “em breve” a convocação sai no site. Isso para saber se o filho está na lista de convocados…

No entanto, existe informação de que apenas alguns técnicos e atletas foram alertados de que estão convocados, não confirmado por outros  grupos de pais que criaram um grupo no Whats App para comunicarem entre si sobre as seleções do Sul-Americano Juvenil e Multinations.

O que parece é que a CBDA se nega em admitir ou que não tem dinheiro disponível em caixa para bancar esta competição ou que definitivamente não irá levar a seleção a estes campeonatos ou que a demora é para captar recursos (mas esta última opção não parece ser prioridade, visto que não há qualquer documentação ou aviso que justifique o início das cotações de preços para estas competições bancadas pela Lei de Incentivo).

Em tempo: sabia que no recém-divulgado Balanço Patrimonial de 2016, a CBDA divulgou que tem como resultado um SUPERÁVIT de R$ 4.128.308,40?

Então, de acordo com esse balanço, o problema não parece ser o dinheiro…

Esta demora em divulgar, ao menos, o boletim de convocados acabou sendo incluída no processo que pede o afastamento da atual diretoria da CBDA por inoperância, solicitando a intervenção na entidade:

https://youtu.be/5io3qx0epa8

Eis o boletim dos critérios de convocação para o Multinations, cujo prazo de divulgação da seleção não foi cumprido.

Link para o boletim: http://www.cbda.org.br/cbda/natacao/boletins/9211/criterios-de-convocacao-multinations-youth-e-junior-swimming-meet

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like