Uncategorized

Participações de eventos internacionais de 2017 condicionadas à patrocínio e verba federal

Foram divulgados hoje os critérios para convocação das seleções brasileiras dos eventos internacionais de 2017, a saber:

  1. Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos, na Hungria
  2. Campeonato Sul-Americano Juvenil, na Colômbia
  3. Campeonato Mundial Junior, nos Estados Unidos
  4. Multinations Youth, na Grécia
  5. Multinations Junior, na República Tcheca

Os boletins encontram-se nos links abaixo:

Todos os boletins declaram que a participação brasileira está condicionada ao patrocínio (o “mais longevo patrocinador dos esportes brasileiros”, os Correios, terminará o contrato no dia 30 de novembro de 2016) e dos recursos provenientes da Lei de Incentivo de Esporte (cujo maior expoente hoje é o Bradesco, mas que também findará seu contrato em dezembro de 2016).

Dos boletins:

1)  A indefinição até o momento do orçamento para 2017, visto que nosso principal Patrocinador acenou com uma drástica contenção e, até o momento, não foi renovado o Contrato de Patrocínio;

Com exceção do Sul-Americano, os outros eventos participam com uma quantidade já pré-estabelecida de 8 atletas.

Nota-se que são 8 atletas, independentemente do sexo. Aquele tal trabalho de seleção feminina exclusiva vai ter que se mostrar mais competente.

E, como há muito tempo, pelo menos 16 anos, a convocação de técnicos sempre está dependente da convocação dos atletas.

Ao mesmo tempo que esta atual gestão da CBDA tenta justificar que não há dinheiro para – hoje – levar estas seleções, demonstram que sim, todo aqueles milhões de reais foram somente pensando em 2016, uma verdadeira jogada de blefe com a natação brasileira numa mão e as tais cobiçadas medalhas olímpicas em outra mão, que ficou vazia depois do dia 16 de agosto de 2016.

Não havia qualquer plano para 2017.

O que dizer para 2018, 2019 e 2020.

Além disso, cinicamente é citado no boletim:

3)  Que a comunidade deve ser cientificada dos critérios de convocação para os eventos internacionais, com a devida antecedência;

Devida antecedência?

Comunidade deve ser cientificada dos critérios?

Que tal cientificar a comunidade dos critérios de pagamentos de salários aos atletas, o porquê atletas de mesmo nível recebem de forma, tempo e valor diferentes?

Ah sim, critérios para seleção de polo aquático, nado sincronizado, maratonas aquáticas e saltos ornamentais, visando o Mundial de Desportos Aquáticos? Muito cedo ainda, não está com a “devida antecedência”.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like